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Dica: ruídos na transmissão por correias, quando liga o ar-condicionado
Muitas oficinas já perderam tempo procurando a causa do problema e algumas chegaram até a condenar ou trocar compressores, mas a origem do problema pode ser outra.
Um problema que pode se manifestar no sistema de ar condicionado é o ruído na transmissão por correias. Vamos citar alguns possíveis causadores:
* falta de tensão na correia: por exemplo, o Palio 1.6/97, tinha o compressor do lado direito, frontal inferior, e uma pequena colisão podia entortar o tensor e deslocar o compressor, eliminando a tensão da correia.
* desgaste na correia: apesar de ser um bom causador, nem sempre é o mais frequente. Podemos citar outros motivos, como no caso dos motores AP WV, com correia poly V, cuja correia pode ser passada de maneira errada e ao ligar o compressor a correia "patinar".
Uma dica é sempre anotar numa folha de papel a posição original da correia, antes da desmontagem ou comprar um CD com as posições originais.
No caso de alguns franceses, como Renault, Pegeout, e alguns GM, o centro da polia do virabrequim tem um amortecedor com elastômero, que quando se desgasta, pode "patinar" dando a falsa impressão de que é a correia. Sua verificação é simples, basta fazer uma marca na polia, com tinta ou um giz, como um raio, do centro para a extremidade, ligar o motor e após a manifestação do ruído, verificar se a marca está desencontrada.
Alguns motores diesel MWM, no caso da Frontier e S10, quando em marcha lenta ao acionar o compressor, se surgir uma vibração e um forte ruído na transmissão por correias, pode ser a rodalivre da polia do alternador danificada.
O desalinhamento dos compressores é muito comum em kits adaptados, o que pode reduzir a durabilidade da correia
Polias amassadas, excêntricas, rolamentos das polias danificados, correias com medidas maiores ou menores que as recomendadas podem contribuir para o desgaste prematuro e ruídos.
O excesso de pressão na linha de lata do sistema também pode ocasionar ruídos, tanto na transmissão por correias, como no interior do compressor. Esse excesso de pressão pode ser causado por falta de arrefecimento, como um condensador paralelo ou obstruído, eletroventiladores com mau funcionamento, muito fluido refrigerante ou até fluido contaminado.