Olá muito boa tarde,
sou aluna de Engenharia do Ambiente e encontro-me com muitas dificuldades em perceber parte da matéria da cadeira de Máquinas Eléctricas.
Tenho de realizar um relatório de uma actividade laboratorial que realizei com um transformador monofásico. surgem me dúvidas teóricas em vários pontos mas aquele que me causa mais dúvidas é em relação ao traçado da caracteristica de magnetização do material ferromagnético do transformador.
Registei dados da tensão no primário (V1), da tensão no secundário (V2) a corrente no primário (I1) e o factor potência. Com estes dados tenho de traçar a referida curva.
Mas o meu problema é que as curvas de magnetização que surgem na bibliografia relacionam a indução magnética (B) com a excitação magnética (H) do material.
Assim o meu professor propõe uma "proporcionalidade" desta função B=f(H) com outra função : V2=f(I1) isto é existe uma relação entre a tensão no secundário com a corrente no primário.
O meu grande problema é que não consigo compreender o porquê desta "proporcionalidade". E é-me pedida a justificação para esta proporcionalidade.
Alguém sabe responder-me a esta questão?
Antecipadamente agradeço